Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

Conheça minha cidade

Maués

Maués tem inicio com os seus antigos habitantes da região, os índios Mundurucu e Maué,viviam de caça e pesca, praticavam a agricultura, essas tribos viviam em constantes conflitos devido suas diferenças culturais e a disputa das posses de terras dessa região conhecida como Mundurucânia. Em 1798 os Portugueses Luís Pereira da Cruz e José Rodrigues Preto, chegam a um local chamado Uacituba que era uma antiga aldeia Mundurucu e fundaram o povoado de Luséa. Esse nome foi formado pelas sílabas de LU de Luis e SÉ de José, mais a vogal A. LU+SÉ+A. Existem, entretanto, outras explicações para a origem desse nome. A partir da fundação do povoado, várias famílias chegaram a Luséa em busca de riqueza e de trabalho, dessa forma o pequeno povoado vai prosperando e em 25 de junho de 1883 é elevado a categoria de vila, são registrados na nossa história um dos grandes movimentos conhecido como Cabanagem(1835 a 1840), pois foi em Maués que acabou esse movimento. Por causa do rio que banha a cidade e que se deu o nome a tribo Maué.

Na língua tupi MAU significa curioso, inteligente, UEU ave da família dos papagaios e S é o plural em português, assim Maués é a cidade dos papagaios inteligentes, faladores. É uma das poucas cidades do Amazonas que recebeu nome de uma nação indígena.

Minha cidade recebeu com o decorrer do tempo, os seguintes nomes:

Uacituba.

Luzéa.

Vila da Conceição.

Maués.

Atualmente ela é conhecida como “Cidade do Guaraná”, aqui é extraído o produto Guaraná para exportação.

O município ainda preserva alguns patrimônios históricos,tais como algumas casas localizada na rua Tito leão,na avenida Pereira Barreto,onde funcionava a prefeitura, depois os fóruns, hoje encontra-se tombada como patrimônio histórico, onde são reestruturada para sua conservação.

É importante preservar e conservar os nossos patrimônio, pois eles são a nossa identidade cultural.

Referência: Maués, Estudos Sociais.2ª série 1º grau,Manaus,1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário